quinta-feira, 1 de maio de 2008

Veja fotos do último dia da feira

Clique aqui para conferir as fotos clicadas pelo aluno de Comunicação Social, Salvador Freitas.

Irmã Lea no programa Ponto Básico, da Record


A apresentadora do programa de TV, Ponto Básico, da Record, entrevistou a diretora da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, Ir. Maria Lea Ramos, no último dia da Feira de Empregos. Valéria Nunes perguntou sobre os objetivos e como foi a participação da faculdade no evento.

Entusiasmada, a diretora respondeu: “É gratificante ver o empenho de todos os envolvidos no evento (professores e alunos). Quero mostrar a importância e a competência da faculdade por meio dessa oportunidade. A faculdade investe no sucesso de cada aluno”. A o final, Ir. Lea foi elogiada pela apresentadora por sua força e visão empresarial.

O programa será exibido na próxima terça-feira, 6 de maio, 13h30, na Record.

Quem não puder assistir, confira o arquivo neste blog a partir do dia 10 de maio.



Carla Beatriz
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Maquete de plataforma atrai curiosos na Feira

Anderson ao lado da maquete criada por ele. Foto: Salvador FreitasOlhos atentos e curiosos voltaram-se para o estande da empresa Anderson Cunha & Barros, localizado no segundo piso do Macaé Centro. O motivo? A maquete de uma plataforma de exploração está exposta desde o início da tarde. "Muito interessante a iniciativa, pois assim fica mais fácil visualizar e compreender o funcionamento dessa parte da plataforma", comentou Renato Gonçalves, que veio de Cataguases (MG) para participar da feira.

O criador da maquete, Anderson Cunha, tem explicado aos visitantes como é o funcionamento do mecanismo que faz a exploração do petróleo e se surpreendeu com o público. "Desde que chegamos aqui, o estande tem ficado cheio e já estou rouco de tanto falar", brincou.

Segundo Ubiranice Barros, sócia da empresa, que tem parceria com o Sest/Senat, o objetivo da presença na 1ª Feira de Empregos é divulgar os cursos voltados para a área de petróleo. "Os cursos são tanto para quem quer atuar nessa área, quanto para quem busca especialização", explicou.


Mais uma opção para quem busca qualificação para se posicionar bem no mercado de trabalho.



Camila Monteiro
Aluna do 6º período de Jornalismo da FSMA

História de sucesso

Anderson falando sobre a experiência como trabalhador embarcado. Foto: Salvador FreitasSabe aquele ditado que diz que você deve começar de baixo, construir uma base sólida e subir cada vez mais alto? Essa é a vida de Anderson Cunha, que foi de plataformista a gerente de plataforma na Petrobras. Hoje, aposentado, trabalha como professor da Universidade Petrobras e proprietário de uma empresa especializada em cursos ligados à área de exploração de petróleo.

Sua vida profissional se confunde com a história da Bacia de Campos. "Eu estava presente na plataforma que extraiu o primeiro óleo da bacia e fui chefe de exploração na unidade que bateu record de perfuração na época", lembrou orgulhoso.

Atualmente, Anderson se dedica à realização de palestras, além de atuar como professor e instrutor, repassando seus 33 anos de experiência no setor. "Me sinto muito feliz em poder ensinar tantos jovens que querem aprender e se aperfeiçoar nesta área que me proporcionou tantas realizações", comentou, Anderson, que já teve a oportunidade, inclusive de atuar no exterior.



Camila Monteiro
Aluna do 6º período de Jornalismo da FSMA

Expectativas mil

Juscelino e as alunas Rafaela e Carla. Foto: Michel Tranjan O gerente da Via Cabo Macaé, Juscelino Barroco, participou da 1ª Feira de Empregos para divulgar os serviços da empresa e estava orgulhoso por fazer parte de uma das empresas patrocinadoras do evento. Sua intenção é ampliar o número de clientes da Via Cabo e aposta no público jovem, pela grande ligação com a internet. “Levando em consideração que Macaé é uma das cidades que tem o maior crescimento na área de internet no Brasil, minhas expectativas são boas”, declarou.



Carla Beatriz

Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

ONG Unamama participa da 1ª Feira de Empregos

A organização não-governamental União Macaense Solidária ao Combate ao Câncer de Mama (Unamama) também aproveitou o movimento da 1ª Feira de Empregos para mostrar seu trabalho. Com estande e voluntários, foram divulgadas as ações de conscientização realizadas nas escolas e empresas do município. A ONG é apoiada pela vereadora Marilena Garcia e oferece serviços voluntários, como terapia ocupacional, artes plásticas, fisioterapia e artesanato.

Todos os serviços são gratuitos.

Carla Beatriz
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Entrevista com o gerente de Comunicação e Segurança de Informações da Petrobras

Lincoln explicando como funciona o programa Petrobras Jovem Aprendiz. Foto: Michel Tranjan
O gerente de Comunicação e Segurança de Informações da Petrobras na Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt, marcou presença na 1ª Feira de Empregos de Macaé. Ele ministrou palestra sobre o programa Petrobras Jovem Aprendiz, nesta quinta-feira, 1º de maio, às 16h. E concedeu entrevista à equipe da cobertura em tempo real da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Tempo real: Como funciona o programa Jovem Aprendiz?
Lincoln: Em uma relação de cursos oferecidos, eles escolhem e ingressam por um período de dois anos, sendo remunerados mensalmente. Por meio de uma seleção de candidatos com idade entre 15 e 19 anos que se inscrevem em algumas ONG’s conveniadas, com intuito de serem chamados para início do curso.

Os cursos oferecidos são técnicos?
Não. A Petrobras visa à capacitação profissional, sendo oferecidos cursos na área administrativa sem direito ao CREA. O jovem aprende também sobre o desenvolvimento econômico, responsabilidade social, visão e missão da empresa, que são itens fundamentais para o crescimento social de cada cidadão.

Qual é a remuneração de cada estudante?
Cada um recebe mensalmente um salário mínimo. No entanto, o investimento com todos os benefícios fica em torno de R$ 1.300 por cada um.

Eles estudam em escolas conveniadas com a Petrobras?
Não. Todos são direcionados ao Sesi e Senai de sua cidade.



Carla Beatriz
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Vagas no estande do Banco de Empregos de Rio das Ostras

O estande da Unidade de Bancos de Empregos de Rio das Ostras está oferecendo vagas de emprego. Esse é um programa de desenvolvimento do município. Para o cadastro é necessário:

- estar desempregado (a);
- apresentar carteira de Trabalho;
- identidade;
- CPF;
- e curriculum atualizado.

Com todos os documentos solicitados, o interessado preenche o cadastro no próprio estande e aguarda o contato da equipe para entrevista.


Carla Beatriz
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Festa em dose dupla

Ronaldo e sua família. Foto: Rafaela MedeirosO trabalhador da área de construção civil, Ronaldo Azevedo Machado, 36 anos, completados hoje, neste 1º de maio, veio à 1ª Feira de Empregos com a mulher Tatiana Cordeiro de Souza e os filhos Moysés e Izak de Souza Machado, comemorar o aniversário e o Dia do Trabalhador.

Ronaldo está em busca de cursos profissionalizantes, na área de caldeireiro e montagem de andaimes para obter um emprego ainda melhor, já que sua esposa está desempregada atualmente, mas também está atenta às oportunidades da feira.

Por conta das duplas comemorações, Ronaldo pede de presente que respostas positivas venham logo. “Estou muito feliz e tenho motivos para comemorar, pois Macaé me acolheu muito bem desde que cheguei. O emprego que tenho hoje é que consigo sustentar minha família”, disse.


Rafaela Medeiros
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

“Quer trabalhar na Vale?”

Victor no momento da entrevista. Foto: Michel Tranjan
Por conta da interação que a 1ª Feira de Empregos proporcionou, o aluno do 3º módulo de mecatrônica da Educação Técnica do Castelo, Victor Emerik Sodré, 18 anos, teve uma grande oportunidade. Um visitante do estado do Espírito Santo, empregado da Vale há 13 anos, fez uma proposta de agir como facilitador para um futuro estágio ou emprego para Victor. Em entrevista à equipe da cobertura em tempo real da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, Victor contou detalhes desse fato e de sua participação na feira.

Tempo real: O que achou do convite que recebeu de futuramente ter “portas abertas” na Vale?
Victor: Estou muito empolgado, mecatrônica é uma área que sempre gostei principalmente a parte de robótica. E esse não foi o único convite, um outro visitante vindo da Califórnia para trabalhar no Brasil, especificamente na Varco, uma empresa multinacional, também me ofereceu uma oportunidade de emprego. A feira, sem dúvida, foi a melhor coisa que me aconteceu.


O que você acha da iniciativa do curso de promover a participação dos alunos em eventos como esse?
Acho muito importante, os alunos devem participar e fazer a divulgação dos próprios cursos. Eu, por exemplo, falo da escola como se ela fosse minha, pois se a escola tiver sempre pontos positivos, crescer e melhorar cada vez mais, então eu serei aluno da melhor escola e isso é ótimo.

O que achou da divulgação do evento?
Achei ótima, foi tudo muito organizado, pois pessoas de outros lugares vieram prestigiar a feira.

Você acha que o fator sorte te ajudou nesses convites?
Sorte, talvez, mas o que vale mesmo é ser comunicativo e saber tirar benefício disso fiquei uns trinta minutos conversando com o visitante, explicando o funcionamento dos equipamentos e aí surgiu o convite para a Vale, fiquei muito contente pela oportunidade, mas só a conversa em si já me acrescenta muito, foi uma grande troca de experiência.

Você se dedica ao seu curso?
Muito, no dia que recebi o convite minha escala começava às 18 h, eu cheguei às 14 h e comecei a fazer as apresentações. Corro muito atrás das oportunidades e sem dúvida a feira me facilitou muito.

Esse é o primeiro evento que você participa?
Não, em meados de 2007 participei da FEMACT (Feira Macaense de Ciência e Tecnologia). O curso apresentou três projetos, dois robôs e um braço mecânico, ganhamos em 1º, 2º e 3º lugar. Sou muito participativo e dedicado, “caio de cabeça” nas coisas que faço, acho o curso 100%.

Você tem algum projeto em mente?
Sim, estou com um projeto de construção de um carro “aranha”, uma espécie de bugre feito só com ferragens. Quero colocar a teoria em prática, mas ainda não comecei por falta de espaço e de patrocínio. É um projeto caro e no momento só contamos com “paitrocínio”. São dez pessoas no total participando do projeto e a turma está super empolgada, principalmente depois das oportunidades que tive.


Rafaela Medeiros
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Movimentação intensa nos últimos momentos da 1ª Feira de Empregos

O último dia da feira está atraindo muita gente que aproveita as últimas horas do evento para visitar os estandes, participar das palestras e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. A feira está programada para se encerrar às 22h.

Este é o caso do operador de máquinas Márcio Santana, que veio do Rio de Janeiro para fazer um dos cursos mais procurados por quem deseja ingressar no mercado offshore: Salvatagem. Segundo Márcio, que está desempregado há um ano e meio, oportunidades como essa devem ser aproveitadas: “A feira está me ajudando a fazer novos contatos, conhecer as empresas instaladas em Macaé. Com isso, espero conseguir um emprego o mais rápido possível”.

Já o macaense Rafael Ualace, de 19 anos, vê a Feira de Empregos como uma abertura para a sua entrada no mercado de trabalho: “Vim aqui para conhecer e acabei gostando ainda mais. Estou em busca do meu primeiro emprego e percebi como é importante estar qualificado, pois há muita vaga. Estou fazendo curso de inglês e espero me profissionalizar ainda mais”.

Há também espaço para quem busca conhecer na feira outros ramos que movimentam a economia na cidade, além da indústria do petróleo. “Cheguei agora como curioso, pois nunca acompanhei de perto o mercado de trabalho de Macaé. Mesmo vivendo aqui, sempre trabalhei fora e estou surpreso! Há muitas vagas na cidade e acredito que os macaenses e também moradores de cidades vizinhas devem se interessar mais e procurar se qualificarem melhor, pois com certeza há espaço para todos”, revelou Joelbert Oliveira, que se divide entre Macaé e Vitória, por conta do seu trabalho.

Júnior Barbosa
Aluno do 6º período de Jornalismo da FSMA

De olho na destilação do petróleo

Alunos de química fazendo a demonstração. Foto: Michel TranjanAlunos do curso técnico em química do Instituto Nossa Senhora da Glória – Castelo - também participam da 1ª Feira de Empregos de Macaé. Os futuros técnicos estão fazendo demonstrações sobre o processo de destilação de petróleo para os visitantes, de forma didática e simplificada.

A Feira de Empregos fica aberta nesta quinta-feira, Dia do Trabalhador, até as 22h com a exposição de vários estandes e palestras abertas ao público.

Nos primeiros dois dias, o evento atraiu empresas, interessados em qualificação e visitantes, proporcionando uma grande interação desses públicos com os alunos do Castelo.



Rebeca Paulini
Aluna do 3º período de Jornalismo da FSMA

Enquete: Você tem motivo (s) para comemorar o 1º de maio, Dia do Trabalhador?

“Não tenho motivos, pois o desemprego é muito grande e há muita falta de oportunidades. Eu mesmo estou aqui para entregar alguns currículos da minha filha de 24 anos que está desempregada.”
Edison Marques, 59 anos, aposentado


“Eu particularmente sim, pois no momento estou empregado e muito satisfeito com o trabalho que tenho como auxiliar de informática.”
Reginaldo Lima, 33 anos, auxiliar de informática.


“Sim, pois estamos obtendo muitas vitórias e conseguindo o cumprimento de muitos benefícios e leis do direito do trabalhador.”
Juliana Lima Gomes, 19 anos, estudante

Clique aqui para conferir informações sobre a origem do Dia do Trabalhador.


Rafaela Medeiros
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Conheça os cursos da FSMA e do INSG

Confira abaixo o videoclip sobre os cursos oferecidos pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora e pelo Instituto Nossa Senhora da Glória, que foi preparado especialmente para a 1ª Feira de Empregos de Macaé.


"A primeira vez a gente nunca esquece"

É a primeira vez que a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora promove a cobertura em tempo real para o curso de Comunicação Social. E como esquecer esse momento de aprendizado tão rico, comprometido e ao mesmo tempo de entretenimento? Hoje é último dia da feira e desde 29 de abril, os alunos estão atuando na 1º Feira de Empregos de Macaé.

O frio na barriga na hora de entrevistar, de redigir ou fotografar, os erros e os acertos, tudo muito natural, parte do processo de amadurecimento da formação profissional. Essa experiência permite sentir que o aprendizado pode ser aplicado como um todo e de diferentes formas na hora do trabalho real.

Ser comunicador implica ser humano diante dos acontecimentos. Ao realizar sonhos conosco, a Faculdade Salesiana, além de proporcionar uma válida experiência, também nos mostra onde podemos e devemos melhorar. E tudo é uma troca. Não que tenhamos acertado em tudo. Agora temos uma estrutura montada que dá certo, que funciona e que é realidade graças à união entre alunos, professores e instituição.

O que faltou pôde ser visto em campo e com certeza será revisado e melhorado nos próximos eventos em que a Faculdade Salesiana estará presente, não só com o curso de Comunicação Social, mas certamente com os outros cursos superiores e os cursos técnicos do Instituto Nossa Senhora da Glória.

O segredo é buscar o aprendizado de maneira em que a vivência da prática seja uma realidade.

“Quando sonhamos sozinhos é só um sonho. Quando sonhamos juntos é o começo de uma nova realidade”, Dom Helder Câmara.

Moira Paula Pessanha
5º Período de Jornalismo da FSMA

Macaense fornece transporte para equipes da FSMA e do INSG

A Macaense disponibilizou um microônibus para transportar a equipe da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora e do Instituto Nossa Senhora da Glória que está participando da 1ª Feira de Empregos de Macaé, no Centro de Convenções. Confira abaixo horários e locais de saída:

Dia 30 de abril
- Saída, às 18h30, da portaria da FSMA (onde ficam Natalino e Bastista)
- Retorno, às 21h, do Centro de Convenções para a FSMA.

Dia 1º de maio
- Saída, às 13h30, da praça Veríssimo de Melo, no Centro de Macaé (próximo ao Banco Real).
- Retorno, às 21h, do Centro de Convenções para a Praça Veríssimo de Melo, no Centro de Macaé.

O serviço foi oferecido pela Macaense, a pedido do aluno do 7º período de Jornalismo, Marcelo Neves, que trabalha na empresa.

Assista abaixo ao vídeo da Macaense

A feira acontece até amanhã, dia 1º de maio, no Centro de Convenções, das 14h às 22h.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cursos técnicos são tema de palestra

Professora Sheila durante a palestra. Foto: Michel TranjanA coordenadora da Educação Técnica do Castelo, Scheila Ribeiro de Abreu e Silva, palestrou para um público ávido por entender porque o mercado de Macaé emprega profissionais que, além de curso Superior, têm curso técnico.

Scheila explicou que no passado o curso Superior no Brasil era elitista, por uma questão de hierarquia. Com a abertura do mercado para a economia internacional, houve a necessidade de que os profissionais tivessem mais qualificação. O curso técnico veio dar ao futuro profissional o conhecimento de todo o processo e dos procedimentos. “O aprendizado constante no mundo contemporâneo é extremamente necessário”, disse a coordenadora.


Segundo ela, a educação básica é o gancho para uma formação profissional adequada. É dela que se extraem as competências que mais tarde irão compor um profissional flexível, que não se restringirá a uma única função ou cargo.


O contato com a coordenadora despertou prontamente o interesse dos presentes por mais conhecimento e conseqüentemente mais formação profissional. “Por isso, a Feira de Empregos traz opções de qualificação, porque o bom profissional necessita buscar sempre mais formação”, enfatizou Scheila.

A palestrante concluiu a apresentação com um alerta: “A empregabilidade depende da maneira como você busca a sua formação. E isso conta na hora da entrevista”.


Moira Paula Pessanha
Aluna do 5º Período de Jornalismo da FSMA

Oportunidades para os próximos quatro anos no estado do Rio de Janeiro

O presidente do Fundec, Francisco Adega, tratou do assunto "Decisão Rio – Mapeamento dos investimentos anunciados para o Rio de Janeiro e a inserção de Macaé neste cenário". Segundo ele, muitas pessoas chegam a Macaé por causa do petróleo e que, dentro do estado do Rio de Janeiro, as cidades localizadas ao redor de Macaé serão alvos de investimentos que darão início às oportunidades de empregos em variadas áreas.

As cidades de Itaboraí, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goitacazes e São João da Barra são os principais pontos de investimentos no estado. As empresas estão se instalando e ampliando suas redes em busca de empregados qualificados e que possuem uma segunda língua, principalmente o inglês.

Em Rio das Ostras, por exemplo, a Zona Especial de Negócios (ZEN) já possui um cadastro de mais de mil empresas. "Estes investimentos que estão em andamento nas cidades aumentam a potencialidade do estado, criando um leque de opções para os interessados na inserção no mercado de trabalho", declarou.

Em Macaé, a Petrobras é um ponto forte que servirá de base para as cidades que necessitam de profissional qualificado e com experiência. Um exemplo é Itaboraí que recebeu investimentos para criação do novo Pólo Petroquímico e que está na lista da criação de oportunidades de contratação.

Tatiana Carvalho
Aluna do 6° período de Jornalismo

Gestor do convênio Sebrae-Petrobras realiza palestra sobre mercado petrolífero

A terceira palestra do segundo dia da Feira de Empregos contou com a participação do palestrante Glauco Nader, Gestor de Projetos do SEBRAE, que falou sobre o cenário do mercado de Petróleo & Gás em Macaé e região, atualmente.

Em constante expansão, o segmento tem previsão de investimentos de aproximadamente R$ 1 trilhão, até 2010, o que faz deste um momento propício para inserção neste mercado de trabalho.

Mas não é tão fácil se estabelecer nessa área, como se pensa. Cada vez mais exige-se qualificação dos profissionais que pretendem atuar neste campo. Segundo Glauco Nader, não adianta somente ter uma qualificação e achar que já é suficiente: "Hoje não basta ter o 'basicão', é necessário ter o que eu chamo de diferencial competitivo, agregando valores ao seu currículo. Não adianta ser um técnico de segurança e não ter inglês fluente, por exemplo".


Camila Monteiro e Carlos Fernandes
Alunos do 6º período de Jornalismo da FSMA

A Faculdade Salesiana investe no futuro dos alunos

Com o intuito de ampliar os horizontes e proporcionar aos seus alunos a prática das matérias aplicadas em sala de aula, a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora decidiu participar da 1 Feira de Empregos de Macaé. A iniciativa veio em uma decisão conjunta entre a diretora da instituição, Ir. Maria Lea Ramos, a Assessoria de Comunicação Salesiana e a coodenação do curso de Administração.

“Uma feira sempre atrai muita gente. O nosso objetivo é mostrar a faculdade aos olhos do público, além de poder proporcionar aos alunos uma vivência do cotidiano do profissional de Comunicação”, comentou a diretora, que visitou a feira no primeiro e no segundo dia.

A faculdade está presente num amplo estande na entrada da feira, e os alunos podem usufruir de todo o equipamento necessário para desempenharem a cobertura do evento em tempo real. “Gostamos de trabalhar com segurança, transparência, ética e qualidade, por isso, investimentos como este fazem com que os nossos alunos se sintam entusiasmados para realizem um bom trabalho”, concluiu Ir. Lea.


Camila Paes e Juliana Rosa
Alunas do 5 período de Jornalismo da FSMA

Skill Escola de Idiomas presente na 1ª Feira de Empregos

A 1º Feira de Empregos de Macaé não oferece apenas oportunidades de empregos, mas também cursos de qualificação profissional. E um dos cursos que estiveram presentes na Feira foi o Skill.

Segundo a diretora da unidade de Macaé, Márcia Pereira, o objetivo da participação foi divulgar e oferecer qualificação profissional para a população da cidade e região.

A escola de idiomas existe há 35 anos. Em Macaé é apenas o começo. Com três meses de existência, oferece cursos de inglês e espanhol, com ênfase no intensivo em apenas 18 meses, incluindo o inglês técnico. No Brasil, já existem cerca de 300 unidades.

Uma das novidades é o Skill Kids, com crianças iniciando aulas de inglês com apenas seis anos de idade.


Vanessa Theófilo
Aluna do 6º período

Solidariedade presente na Feira

Alimentos doados até o segundo dia da feira. Foto: Michel Tranjan
A 1ª Feira de Empregos de Macaé é também uma oportunidade para pensar em solidariedade. Durante os três dias do evento, cada visitante entrega um quilo de alimento não-perecível.

Alan Bastos, um dos organizadores, ressalta que a feira é acima de tudo de responsabilidade social. "Não basta querer inserção no mercado de trabalho, devemos pensar também em formas de termos uma sociedade mais justa. O trabalho é apenas um dos caminhos para conquistarmos a cidadania plena ”, afirma.

Até o momento cerca de quatro toneladas de mantimentos foram recolhidos. A expectativa dos organizadores é que até o final do evento este número chegue a no mínimo 10 toneladas.

Todos os alimentos arrecadados serão distribuídos para entidades assistenciais de Macaé, como a Associação Macaense de Apoio aos Cegos (AMAC ), Casa do Caminho e Lar dos Idosos.



Juliana Carvalho

Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Empresas também investem em qualificação profissional

Com a valorização da indústria do petróleo, o estado do Rio de Janeiro ganhou importância neste cenário, pois possui todos os elos de pesquisa, exploração, produção e refino, além de uma base sólida com o Complexo Petroquímico e a indústria da construção naval. "A prioridade hoje é a produção. Para que sejam concretizados os investimentos, serão necessários um milhão de trabalhadores qualificados", explicou.

Para garantir o pleno funcionamento e não depender tanto da "importação" de mão-de-obra, empresas como a Petrobras resolveram investir, também, na qualificação de pessoal por meio de Programas como Prominp, por exemplo, que oferece cursos gratuitos de especialização.


Camila Monteiro e Carlos Fernandes
Alunos do 6º período de Jornalismo da FSMA

Curso de Química do Castelo apresenta projetos na Feira de Empregos

Alunas do Curso de Química em entrevista para a FSMA. Foto: Michel TranjanO curso Técnico de Química do Instituto Nossa Senhora da Glória – Castelo – participa da 1ª Feira de Empregos de Macaé com os alunos do 2º ano. O projeto, coordenado pelo professor Sérgio de Mattos e organizado pelos próprios estudantes, consiste em destilar petróleo e analisar amostras de água.

Segundo as alunas Andréa Cristina de Oliveira e Raquel Henrique de Moura, a participação no evento vai reforçar o aprendizado e servir como troca de experiências com os visitantes da feira.

O estande do curso está localizado na entrada do Centro de Convenções e expõe equipamentos de laboratório e produtos utilizados, mostrando os processos químicos necessários para a prática.


Juliana Marinho dos Santos
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

1ª Feira de Empregos dá espaço ao artesanato

A 1ª Feira de Empregos de Macaé também tem espaço para o artesanato. No segundo andar do Centro de Convenções está localizada a exposição de bolsas e chaveiros, confeccionados no município de Maricá.

Depois de se aposentar, a professora de Língua Portuguesa, Iara Zoqbi, de 62 anos, dedicou seu tempo à produção e à venda dessas peças, com o auxílio de costureiras e ajudantes. Os acessórios são expostos em vários estados do Brasil e, aos domingos, podem ser encontrados na feira de Ipanema, no Rio de Janeiro.

O trabalho, considerado uma ocupação alternativa, é desenvolvido há sete anos e feito com material reciclado. Os produtos estarão disponíveis durante todo o evento, das 14h às 22h.

Feira de Empregos: trabalho e inclusão

A 1ª Feira de Empregos de Macaé está surpreendendo a todos. O evento é um sucesso e traz boas expectativas para o setor de empregos. Os visitantes e organizadores estão tendo ótimas impressões. Contatos e parcerias estão acontecendo nos estandes espalhados em pontos estratégicos.

A feira oferece oportunidades em todos os níveis, basta dar uma olhada com mais atenção. Um exemplo é o estande da Associação Macaense de Apoio aos Cegos (AMAC), que mostra possibilidades de trabalho para os cegos.


Salvador Freitas
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Aluno da FSMA mostra seu talento na Feira

Marlon grafitando em frente à entrada do Centro de Convenções. Foto: Michel Tranjan

Marlon Gitirana, aluno do 2˚ período de Comunicação Social da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, também está mostrando seu talento na 1 Feira de Empregos.

Ele transmite, por meio da arte grafite, mensagens visuais e está expondo, no evento, uma tela que destaca o estúdio de rádio do curso de Comunicação Social.

Ele diz que está fazendo o trabalho para passar ao público uma boa opção de qualificação para o mercado de trabalho.



Laís Scheles
Aluna do 6º período de Jornalismo da FSMA

Alunos de Comunicação da FSMA produzem notícias em tempo real

Esbarrões, mãos suadas, friozinho na barriga e uma euforia de dar inveja a jogador de futebol em final de Copa do Mundo. Esse é o raio-x da realidade vivida pelos estudantes de Comunicação Social da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora na cobertura on-line do primeiro dia da 1ª Feira de Empregos de Macaé.

Uma equipe de aproximadamente 15 alunos disputava amistosamente espaços e atenções no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, a fim de emplacar uma boa notícia e uma boa foto para publicar no blog criado especialmente para cobrir o evento.

Acompanhados e orientados pela professora Emilene Campos, os alunos tiveram um dia de jornalista na feira. Entrevistas, enquetes, notícias e muitas fotografias foram a tônica desde a abertura, às 14h, até o fechamento do primeiro dia, às 22h.

A sala, onde eram postadas em tempo real, notícias e imagens estava sempre cheia. Com quatro estações equipadas com internet, os estudantes se revezavam digitando seus textos e enviando para análise da professora, que logo postava no blog.

Só no primeiro dia foram produzidas 20 matérias pelos alunos (contando com essa). Um número considerado positivo para o primeiro dia .



A feira prossegue hoje, 30, com encerramento, no dia 1º. Outros alunos do curso estarão a postos para mais matérias e mais fotos.



Tiago Alves
Aluno do 5º Período de Jornalismo da FSMA

À procura de oportunidades

Paula e Catia no Centro de Convenções



Paula da Silva e Catia Leal vieram a Macaé visitar a 1ª Feira de Empregos. Elas são de Rio das Ostras e não quiseram ficar de fora.“Viemos à feira, não só para entregar nossos currículos e sim aproveitar o espaço e também oportunidades que foram oferecidas”, disse Catia.
Laís Scheles
Aluna do 6º período de Jornalismo da FSMA

Professora Silvia Cecília orienta candidatos para o mercado de trabalho

Professora Silvia fornecendo orientações aos visitantes. Foto: Laís SchelesResponsável pela Agência de Talentos da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, a professora Silvia Cecília Lourenço está na 1 Feira de Empregos de Macaé. Ela está dando orientações sobre como elaborar currículo (e revisando o documento para aqueles que o trazem) e ensinando como se portar em uma entrevista de emprego.

A professora Silvia fica na feira, dia 30 de abril, até às 22h e no dia 1 de maio, também, até às 22h. Está atendendo no auditório 4, Centro de Convenções.


Laís Scheles

Aluna do 6º período de Jornalismo da FSMA

terça-feira, 29 de abril de 2008

Professora da FSMA ministra palestra na 1ª Feira de Empregos de Macaé

A professora e coordenadora da Agência de Talentos da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA, Silvia Cecilia Lourenço, apresentou o tema "Empregabilidade na cidade de Macaé", na 1ª Feira de Empregos de Macaé.

O foco da palestra foi o potencial de trabalho na cidade e o empenho que se deve ter para conseguir um bom emprego. "Fico impressionada com as possibilidades de empregabilidade em Macaé", declarou a professora.

Segundo ela, é preciso estudar sempre e ter qualificação adequada.No competitivo mercado de trabalho, o diferencial de cada um é o esforço para o auto-desenvolvimento. É importante fazer cursos e investir na profissão, conhecer os pontos pessoais a serem explorados, a fim de construir o marketing pessoal. Além disso, o planejamento é essencial, pois deve-se saber aquilo que se quer estudar. "Você só será feliz se fizer o que gosta", afirmou.

Durante a palestra, foram apresentadas dicas para a conquista do emprego, como estabelecer objetivos e fixar metas, sem perder tempo e nem desperdiçar oportunidades. É necessário mostrar habilidades, talentos, fazer contatos com pessoas amigas e conhecidas, procurar empresas de consultoria e recrutamento.

A palestrante também explicou como elaborar um currículo de maneira correta, com informações necessárias. Os slides da apresentação podem ser obtidos pelo e-mail agenciadetalentos@fsma.edu.br.

A partir de amanhã a Agência de Talentos da FSMA funcionará das 14h às 22h, no espaço do RH Comunitário no Centro de Convenções.



Juliana Marinho dos Santos
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Veja fotos da 1ª Feira de Empregos

Os alunos de Comunicação Social da FSMA também fazendo a cobertura fotográfica da 1ª Feira de Empregos de Macaé. As imagens estão sendo organizadas e publicadas em banco de imagens na web. Confira!

- Alunos da FSMA deram show: fotos do aluno Salvador Freitas

- Palestras, estandes, coberturas e afins: fotos do aluno Michel Tranjan


- Um tour pela feira: fotos do aluno Salvador Freitas

- Abertura da feira, fotos do aluno Luiz Rodrigo Medeiros

Divulgar para engajar

A Associação Macaense de Apoio aos Cegos (AMAC) também está presente na 1ª Feira de Empregos. O objetivo é mostrar as múltiplas possibilidades de inserção do deficiente visual no mercado de trabalho.
Segundo João Eterno, representante da AMAC no evento, a idéia é divulgar os propósitos da associação, para mobilizar o empresariado em prol dos deficientes visuais. Eles também estão apresentando os cursos que a instituição oferece, inserindo o deficiente visual nas novas diretrizes do mercado de trabalho.

César Garcia
Aluno do 5º período de Jornalismo da FSMA

Paizão em busca de emprego


Fabiano Vicente da Silva, 31 anos, veio de Cabo Frio para Macaé em busca de um bom emprego. Ao fazer o cadastro da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, Fabiano disse que pretende ingressar na Faculdade para uma realização pessoal e profissional. Ele participou da Feira de Empregos, nesta terça-feira, 29 de abril, acompanhado de sua linda filhinha Ana Clara de 1 mês e 24 dias.



Jamille Marinho
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

1ª Feira de Empregos de Macaé apresenta palestra sobre setor de petróleo

Às 17h, desta terça-feira, 29 de abril, a 1ª Feira de Empregos de Macaé realizou a palestra com o tema “Perspectivas do Setor de Petróleo e Gás no Brasil”, com o Superintende da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Alfredo Renault.

O palestrante falou sobre a dimensão do setor petrolífero no Brasil, mostrando o cenário atual e as expectativas para os próximos anos. Explicou também sobre a qualificação profissional que o mercado exige para esta área, tanto em relação aos empregos gerados a partir do petróleo, quanto aos ligados indiretamente.

Foram exibidos gráficos e dados estatísticos, inclusive sobre a participação das atividades ligadas ao petróleo no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, que, segundo Alfredo Renault, apresenta índice acima de 10%.


Juliana Marinho dos Santos
Aluna do 5° período de Jornalismo da FSMA

Parcerias que aumentam o crescimento profissional

Ao conversar com Júlio César da Silva, da Bras Sap Consultoria, um dos responsáveis pela realização da 1ª Feira de Empregos de Macaé, ele revelou que a idéia inicial partiu de Tony Donato, do Núcleo de Oportunidade.

Com uma visão macro do mercado profissional de Macaé e da região, Tony idealizou uma feira onde as pessoas pudessem ter acesso, não só a palestras, estariam prontos para se inscreverem e até mesmo sair com uma chance de emprego do local.

Perguntado sobre as dificuldades encontradas para preencher o mercado de trabalho, ele falou: “Existe grande demanda de empregos aqui na cidade e região. Não faltam vagas, mas faltam profissionais qualificados em todas as áreas”.

E completou: “Várias empresas já estão voltadas para a qualificação de empregados em diversos setores, mas a população não está informada e muito menos informatizada, o que seria de valia, pois na internet o cidadão pode se qualificar gratuitamente. Vários cursos estão sendo oferecidos hoje, mas isso ainda é artigo de luxo e não está ao alcance daquele que está desempregado ou desqualificado”.

Júlio disse ainda que o mercado está bem dividido para os que estão se formando e os que já tem formação e experiência. O evento deverá ser anual em Macaé e o grupo tem planos de levá-lo para outros estados. A próxima Feira de Empregos deverá ser em Cabo Frio em setembro deste ano.

Cerca de 7 mil pessoas visitaram a feira no primeiro dia.


Helena do Rocio
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Palestra sobre marketing pessoal: Sorte é o encontro da capacidade com a oportunidade

A palestra sobre marketing pessoal teve início às 18h, no auditório 1, do Centro de Convenções, e foi ministrada pelo coordenador geral do IEBEL, Bruno Adegas. Ele forneceu dicas sobre como se portar antes, durante e depois de uma entrevista de emprego. Aparência, qualificação profissional e networking (rede de relacionamentos) foram temas discutidos pelo palestrante, que falou para um público de jovens à procura do primeiro emprego.

Adegas frisou a importância da postura profissional na hora de se apresentar ao entrevistador da empresa. “Estar bem vestido para a entrevista não significa necessariamente se vestir de terno e gravata. Cada empresa é uma empresa e possui o seu perfil, portanto, a vestimenta não pode ser nem demais e nem de menos”, declarou o palestrante.

Outro ponto importante, segundo ele, é buscar constantemente conhecimentos e qualificação profissional. Ter uma boa rede de relacionamentos também é algo que vem somar na busca pelo emprego. Cerca de 80% dos empregados conseguiram a vaga por meio de networking. Segundo Bruno, quem indica não vai colocar seu cargo em risco, oferecendo uma chance a quem não tem qualificação. Por isso, aconselhou: "Mantenha uma rede de contatos e mostre-se sempre esforçado e preparado para assumir um possível cargo".


Mesmo com tudo bem preparado, não é fácil fugir do nervosismo na hora da entrevista. Sobre isso, Adegas foi categórico. “Chegar com antecedência, bem vestido, portar-se de maneira natural, confiante e sincera é fundamental nesse momento de tensão”, concluiu.




Moira Paula Pessanha e Jamille Marinho
Alunas do 5º período de Jornalismo da FSMA



Estande da FSMA: o mais visitado

Na 1ª Feira de Empregos Macaé, o estande mais visitado é o da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA). Nele, o visitante pode fazer o cadastro e ganhar isenção da taxa de inscrição Vestibular 2008 da instituição. Os participantes que tiverem as melhores classificações receberão bolsas durante o curso. Quem passar em 1º lugar terá 100% de desconto; em 2º, 50% e em 3º, 25%.

A expectativa em torno do vestibular é grande, porque dá uma chance àqueles que não têm condições de pagar uma faculdade. "É ótimo, pois é uma situação que dá oportunidade aos pobres", disse o auxiliar administrativo, Ulisses Fernandes, 33 anos.

Outros visitantes não imaginavam encontrar na feira uma oportunidade como esta. "Até chegar aqui não esperava fazer vestibular, mas uma possibilidade como essa a gente tem que agarrar", completou a estudante Bianca Ester, 18 anos.



Evely Sampaio e
Merielen Monteiro Machado
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Cadastram-se currículos na 1ª Feira de Empregos

A 1ª Feira de Empregos de Macaé, por meio do Núcleo de Oportunidades, está cadastrando currículos de profissionais para disponibilizar às empresas conveniadas. Segundo as atendentes do Núcleo, Valdenice Ferreira e Gabrielli Lima , não só empresas de Macaé participam, mas também empresas de cidades vizinhas, como Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Araruama e outras.

"Da abertura da feira até às 19h, recebemos mais de mil currículos", afirmou a atendente Ana Paula de Oliveira.

A equipe do Núcleo de Oportunidades está atendendo no auditório 4 e os currículos também podem ser cadastrados no site da Feira de Empregos.


Tiago Alves
Aluno do 5º período de Jornalismo da FSMA

Agência CR Turismo apresenta pacotes de intercâmbio

O intercâmbio é uma alternativa interessante para quem deseja ter um diferencial no mercado de trabalho. Por isso, a CR Turismo está presente na 1˚ Feira de Empregos de Macaé. A agência tem uma parceria com a Oise, rede de escolas de idiomas para estrangeiros, e está oferecendo seus serviços aos visitantes do evento.

De acordo com a turismóloga Cristina Rocha, diretora comercial da CR Turismo, é imprescindível que estudantes de Ensino Médio, universitários e qualquer um que esteja interessado em aprimorar um determinado idioma faça intercâmbio.

“É melhor viver uma cultura do que apenas estudá-la de longe, como acontece nos cursos de inglês. Quando fiz intercâmbio conheci de japonês a príncipe Árabe e até hoje mantenho contato com pessoas do mundo inteiro", diz Cristina.

As possibilidades de aprendizagem, segundo ela, são imensas. "Não é só o curso específico que oferecemos. Vamos além, existe a parte cultural também", completa.

O estande da CR Turismo funciona no hall, próximo ao restaurante do Centro de Convenções.

Merielen Monteiro Machado e Evely Sampaio
Alunas do 5º de Jornalismo da FSMA

Enquete: "O que você acha da oportunidade de entrega de currículos e contato com empresas, proporcionada pela 1ª Feira de Empregos de Macaé?"


"É uma chance que não teríamos normalmente para buscar trabalho na cidade. O evento está muito bem organizado."
Eliane Ribeiro da Costa Coutinho, 24 anos

"O evento é uma boa oportunidade para procurar emprego, já que a cidade não oferece outros lugares com essa estrutura. A organização e o atendimento estão ótimos, há muitas pessoas para informar."
Gleiciane Andrade de Souza, 21 anos

"Tem grande importância, pois são portas que se abrem para empregos. Nas empresas, não temos certeza do que acontece com os currículos que deixamos para análise. Aqui, sabemos que podem ser aproveitados, desde que haja qualificação. A organização, a divulgação e o espaço estão muito bons."
Giovane Furriel Mansur Cabral, 23 anos

Juliana Marinho dos Santos
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Frases da 1ª Feira de Empregos de Macaé

“Eventos como esse têm a função de fazer uma ponte entre o empregador e o empregado e mostrar para o público que existe emprego. Basta procurar no lugar certo e ter qualificação profissional”.
Disse o secretário de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo de Rio das Ostras, Roger Vilela, no final da palestra sobre Zona Especial e Negócios

“É dever do poder público criar esta ponte entre empresas privadas e o empregado. Por isso, é tão importante a Feira de Empregos. Aqui a população tem mais informações sobre como procurar emprego”.
Declarou a secretária de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras, Kátia Brandão


Luiz Rodrigo Medeiros
Aluno do 3º período de Jornalismo da FSMA

Palestras são atrações da feira. Primeira delas foi sobre a ZEN de Rio das Ostras

A 1ª Feira de Empregos de Macaé começou com visitantes interessados principalmente em vagas de empregos e cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Os estandes foram montados, com o intuito de oferecer oportunidades aos visitantes.

Uma das atrações é a realização de palestras que abordam assuntos relacionados às peculiaridades do mercado de trabalho. A palestra de abertura falou sobre a Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras, e foi apresentada por Roger Vilela, secretário de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo de Rio das Ostras.

Assuntos polêmicos e bastante comuns foram questionados, como a empregabilidade, a falta de qualificação ou oportunidade, a busca por cursos de aperfeiçoamento, o grande número de pessoas que chegam na região em busca de uma vaga de emprego e na realidade se deparam com o desemprego pelo fato de atenderem ao perfil da empresa em questão.

A cada hora a cada dia serão abordados outros assuntos importantes, a todo momento uma dúvida é esclarecida e uma oportunidade é aproveitada, basta comparecer e participar deste evento que é a Primeira Feira de Empregos de Macaé.


Tatiana Carvalho
6º período de Jornalismo da FSMA

Feira supera expectativa dos organizadores

Pelo sobe e desce das escadas pode-se perceber que quando o assunto é emprego, muita gente se interessa. De acordo com os organizadores até a segunda-feira, 28 de abril, dia anterior ao início do evento, cerca de 18 mil inscrições haviam sido feitas pelo site.

Ézio Tavares, um dos responsáveis pela organização, é enfático ao dizer que o mercado macaense é carente de mão-de-obra qualificada e que a feira possibilita o contato de quem deseja entrar no mercado ou ainda aquele que já está inserido, mas deseja uma ascensão. Ele afirmou que o evento é o primeiro nesse conceito, não só em Macaé, como em toda a América Latina. O sucesso, na opinião dele, já abre espaço para projetos de uma segunda edição, ainda este ano.

Em sua primeira edição, o evento traz alguns detalhes que, na opinião dos visitantes, precisam de melhorias. A estudante Geiziane Gomes disse que a falta de postos de informação e de locais identificados dificultou na hora de encontrar um lugar onde pudesse deixar o seu currículo para estágio.

Para o metalúrgico desempregado, Hélio Lopes, a feira poderia contar com estandes de empresas, para facilitar o conhecimento dos trabalhadores com as possíveis áreas de atuação. Até esta tarde, cerca de 4 mil pessoas, de acordo com a organização do evento, passaram pelo Macaé Centro. A expectativa é que a feira receba até o dia 1° de maio mais de 25 mil pessoas.
A feira conta com um banco de dados com 8 mil ofertas e os interessados podem ainda cadastrar o currículo em alguns estandes.


Juliana Carvalho
Aluna do 5° período de Jornalismo da FSMA

Grupo ELO de combate ao câncer participa da 1ª Feira de Empregos de Macaé

A fim de sensibilizar os visitantes da 1ª Feira de Empregos de Macaé, o Grupo ELO participa do evento, recolhendo assinaturas para reivindicar à Prefeitura de Macaé iniciativas quanto ao combate do câncer.

O nome do grupo remete a células do corpo humano e a ligação existente entre elas. Segundo Rita Paixão, idealizadora do projeto, o movimento surgiu a partir da constatação da falta de recursos para quem precisa de cuidados médicos contra o câncer e, consequentemente, precisa buscar tratamento em outras localidades.

Para dar continuidade, são necessárias dez mil assinaturas. Mais de sete mil já foram recolhidas. O estande do grupo está funcionando no hall de entrada do Centro de Convenções, de hoje, 29 de abril, a 1º de maio.


Juliana Marinho dos Santos
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Balcão de Empregos de Rio das Ostras recebe currículos

A esperança de encontrar o emprego dos sonhos começa aqui, na 1ª Feira de Empregos de Macaé . “Mas será que eu estou qualificado?”. Esta é uma pergunta que todo mundo faz. No Balcão de Empregos de Rio das Ostras, localizado no auditório 3, do Centro de Convenções, o visitante pode fazer o cadastro e saber se tem chances no mercado de trabalho.

Para fazer o cadastro, basta levar os seguintes documentos: identidade, CPF, carteira de trabalho e currículo. Agora é só ter força de vontade e correr atrás do seu sonho!


Luiz Rodrigo Medeiros
Aluno do 3º período de Jornalismo da FSMA

Nos estandes: vagas de empregos e oportunidades de qualificação

Os estandes da feira estão repletos de pessoas à procura de emprego e há muitas vagas e oportunidades sendo ofertadas. Nos auditórios 3 e 4, funcionam os balcões de emprego de Macaé e de Rio das Ostras. Neles, os visitantes podem cadastrar seus currículos e aqueles que se encaixarem nas vagas disponíveis serão contatados. Neles, também é possível receber orientações gerais sobre como se comportar na entrevista, formulação de currículo e qualificação profissional.

Também no auditório 3, o visitante pode encontrar capacitação profissional com ensino supletivo a distância, cursos profissionalizantes oferecidos pelas instituições com valor abaixo do que é cobrado no mercado (promoção especial para os participantes da feira) e cursos gratuitos com duração de um a três meses (cobra-se apenas o material didático).

A Associação Macaense de Apoio aos Cegos (AMAC) também expõe na 1ª Feira de Empregos. Além do trabalho realizado pela associação, eles estão apresentando um software utilizado pelos deficientes visuais. Trata-se de um programa que responde ao comando do usuário. O Dosvox foi criado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, para facilitar e incluir o deficiente visual no mercado de trabalho.


Roberta Barcelos
Aluna do 6º período de Jornalismo da FSMA

Educação Técnica do Castelo participa da 1ª Feira de Empregos de Macaé

Alunos dos cursos técnicos de Química, Informática e Mecatrônica, do Instituto Nossa Senhora da Glória – Castelo, estão participando da 1ª Feira de Empregos de Macaé, no Centro de Convenções. Os projetos apresentados no estande foram organizados pelos próprios estudantes sob a orientação do coordenador do curso de Química, professor Sérgio de Mattos.

Os visitantes podem assistir a demonstrações dos trabalhos sobre destilação de petróleo, análise de água e até mesmo o funcionamento de um braço mecânico. O objetivo da exposição, além de afirmar a utilidade dos projetos, é mostrar como essas áreas de conhecimento se interligam e se completam.

Os cursos técnicos do Castelo têm duração de dois anos e as aulas são ministradas em quatro dias na semana. São aproximadamente 160 alunos matriculados, com grandes possibilidades de inserção no mercado de trabalho, devido ao contato da instituição com empresas das áreas relacionadas.


Juliana Marinho
Aluna do 5º período de Jornalismo da FSMA

Começa 1ª Feira de Empregos de Macaé

Mesa foi composta por organizadores e autoridades da região. Foto: Luiz Rodrigo Medeiros
A primeira Feira de Empregos de Macaé foi aberta oficialmente, nesta terça-feira, 29 de abril, às 14h, pelos organizadores do evento, no auditório 1 do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

Participaram da solenidade Robério Fernandes, Secretário de Emprego e Renda de Macaé, representando o prefeito Riverton Mussi; Sergio Melo, diretor de Operações da TurisRio; Kátia Brandão, Secretária de Ciência e Tecnologia de Rio das ostras, representando o prefeito Carlos Augusto Baltazar, entre outras autoridades.

Eles fizeram um agradecimento aos colaboradores e participantes da feira e frisaram a questão da qualificação profissional, não apenas como aprendizagem de uma nova modalidade, mas do conhecimento e aprimoramento da habilidade do cidadão.

Segundo um dos organizadores do evento, Alan Bastos, hoje neste momento já estão sendo disponibilizadas diversas vagas de emprego, por meio da Secretária de Emprego e Renda de Macaé, do Balcão de Empregos da Cidade de Rio das Ostras, e dos setores de recursos humanos (RH) das empresas presentes na feira.

E, na linha da qualificação, a equipe da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora está fazendo cadastro e distribuindo cupons de isenção da taxa do vestibular 2008.

A feira continua até quinta-feira, dia 1º de maio, das 14h às 22h.



Roberta Barcelos
Aluna do 6º período de Jornalismo da FSMA

sexta-feira, 25 de abril de 2008

FSMA e INSG participam da 1ª Feira de Empregos de Macaé

A Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) e o Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG) marcarão presença na 1ª Feira de Empregos de Macaé, que será realizada de 29 de abril a 1º de maio, das 14h às 22h, no Centro de Convenções. Essa edição abordará o tema “Qualificação Profissional, Emprego e Empregabilidade” e reunirá empresários, profissionais que atuam nesse mercado e aqueles que estão à procura de uma boa oportunidade.

Professores das duas instituições ministrarão palestras. Uma das palestrantes é a coordenadora da Agência de Talentos da FSMA, professora Silvia Cecilia Lourenço, que falará sobre “A empregabilidade no mercado de trabalho em Macaé”. Outro destaque será a palestra da coordenadora da Educação Técnica do Castelo (ETEC), Scheila R. Abreu e Silva, que terá como tema “Educação Técnica/ formação profissional: comunicação com o mundo da produção e do trabalho”.


Cobertura em tempo real, suporte à gestão do evento e exposição de trabalhos
As turmas de Jornalismo e Publicidade & Propaganda da FSMA farão a cobertura jornalística em tempo real e fotojornalística da feira. Os textos e as fotos poderão ser acompanhadas neste endereço: http://fsmanafeiradeempregos.blogspot.com/ .

Confira abaixo os nomes dos alunos que já se inscreveram para participar da cobertura em tempo real e fotojornalística:

- Camila Monteiro;

- Camila Paes;

- Bruna Ferreira Clem Pregione;

- Carla Beatriz G. de Freitas;

- Carlos Vinícius Fernandes Alves;

- Cesar Garcia da Mota e Albuquerque;

- Diogo Nunes Silva;

- Evely Sampaio Silva;

- Fernanda Martins;

- Francisco Júnior;

- Helena do Rocio;

- Juliana Carvalho Leal Cravo;

- Jamille Marinho dos Santos;

- Juliana Marinho dos Santos;

- Juliana Rosa;

- Laís Sheles;

- Lione Coelho;

- Luiz Rodrigo Medeiros Dias;

- Merielen Machado;

- Michel Tranjan;

- Moira Paula Pessanha;

- Rafaela Medeiros;

- Raquel Maciel;

- Rebeca de Paula Batista Teixeira;

- Renatta Vianna Rodrigues;

- Renata Dourado;

- Roberta Barcelos Braga Maciel;

- Salvador Freitas;

- Tiago Alves;

- Tatiana Carvalho;

- Vanessa Cunha Theófilo.

Alunos do curso de Administração da FSMA e da Educação Técnica do Castelo também estarão lá. Coordenados pela professora Ana Cristina Lousada, os futuros administradores trabalharão na equipe de suporte à gestão do evento. E os estudantes do ETEC vão apresentar os projetos práticos elaborados ao longo dos cursos. Segundo a coordenadora do Scheila R. Abreu e Silva, as turmas estão muito animados com a participação no evento.

Orientações sobre a cobertura na página do EAD da FSMA

Os alunos interessados em participar que não se inscreveram devem comparecer ao Centro de Convenções, com bloco, caneta, um quilo de alimento não-perecível, e falar com a professora Emilene Campos. Orientações sobre a cobertura e sugestões de tópicos para as pautas foram enviadas por e-mail e também podem ser acessadas na plataforma EAD da FSMA, na disciplina Produção e Edição em Webjornalismo.

Lançamento da campanha do Vestibular 2008 na feira

Os visitantes da feira terão a oportunidade de conferir em primeira mão o lançamento da campanha do Vestibular 2008 da FSMA. Neste semestre, o tema da campanha evidencia os diferenciais da instituição, como a Agência de Talentos (setor que facilita a inserção do aluno no mercado de trabalho); o Centro de Produções e Estudos Midiáticos (maior laboratório de Comunicação Social da região) e a Plataforma de Ensino a Distância (ambiente virtual de interação aluno-professor).

Quem estiver no evento também poderá se inscrever no setor de cadastro da FSMA, instalado no Centro de Conveções, e receberá um cupom que garantirá isenção na inscrição do Vestibular.


A prova do vestibular acontecerá no dia 15 de junho, às 9h, na FSMA, Rua Monte Elísio, sem número, Visconde de Araújo, em Macaé (RJ).